Este blogger contém o registro dos processos de trabalho em ateliê para a execução e montagem do Projeto Ressonâncias III.

A edição brasileira do projeto é resultado da oficina ministrada por alunos do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unesp - SP, sob a orientação da artista da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Dra. Virgínia Fróis, realizado em parceria com alunos na Universidade Federal de São João Del-Rei - MG. Com a curadoria e organização das Professoras Dra. Lalada Dalglish- UNESP - SP e Dra. Zandra Coelho de Miranda - UFSJ-MG

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


This blogger contains the record of work processes in the studio for the implementation and installation of the Ressonâncias III project.The Brazilian edition of the project is the result of the workshop conducted by students of the Post Graduate Institute of Arts UNESP - SP, under the guidance of the artist's Faculty of Fine Arts, University of Lisbon, Dr. Virginia Fróis, conducted in partnership with students at the Federal University of São João Del Rei - MG.

The curation and organization, were the responsibility of the teachers Dr. Lalada Dalglish - UNESP - SP and Dr. Zandra Coelho Miranda - UFSJ - MG

quinta-feira, 4 de julho de 2013

VIRGÍNIA FRÓIS - CURRICULUM VITAE











Virgínia da Conceição Oliveira Ferreira Fróis
BI 6930443
Local e data de nascimento: Rio Maior, 1954 /10/ 9
Nacionalidade: Portuguesa
Morada: Rua D. Sancho I, 4, 1º esq.  7050- 225 Montemor - o – Novo - PORTUGAL
Contactos: email: virginiafrois@gmail.com
Telefone: 00351  266 896048 ; Telemovel  00351 918186467


     As actividades desenvolvidas no âmbito das Artes Plásticas, situam-se em três áreas: 1- Animação Cultural (desde 1976 ); 2 - Investigação e Docênciana Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (desde 1998); 3 -Criação Artística (desde 1987). Estas áreas decorrem num processo interligado e complementar.

1. Na Animação Cultural destaca-se a fundação da Oficina da Criança em Santarém (1976) e em Montemor-o-Novo (1981), e a Associação de Arte e Comunicação Oficinas do Convento (1991), sendo presidente da associação até 2004 (www.oficinasdoconvento.com).
     Das actividades desta Associação salienta-se a direcção dos três  Simpósios Internacionais de Escultura em Terracota (1996,1998 e 2001) e do projectoProjectar o Rio (2003 a 2005) intervenções transdisciplinares no âmbito da Arte e da Ciência www.unsitionorio.com e os ciclos de conferências Conversas á volta do peso e da leveza (link:  Projectos ver dopesoedaleveza Esculturas leves – vídeo : videos.sapo.pt; http://vimeo.com/8948892). Coordena as actividades doTelheiro da Encosta do Castelo (link: Projectos ver Telheiro da Encosta do Castelo) e as actividades de cooperação com o Centro de Artes e Ofícios de Trás di Munti. Link: centro de artes e ofícios .
Colabora na programação geral.

2. Professora Associada  na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa onde desenvolve actividade de Investigação e Docência, destacam-se a orientação de vários trabalhos de investigação no âmbito do  Mestrado de ensino de Doutoramento e de  Pós doutoramento em Belas Artes / Escultura. Lecciona as Unidades Curriculares de Cerâmica e de Escultura.
No âmbito da Investigação coordena o Projecto de Investigação Escultura Cerâmica (2001 a 2004)  (www.fba.ul.pt ; Investigação/ CIEBA, Instituto Francisco de Holanda link: Escultura Cerâmica), salienta-se o trabalho de recuperação de Esculturas do espólio da Escultura Barroca em terracota do Mosteiro de Alcobaça e a produção da Exposição (E)vocações em parceria com o IPPAR (2003 a 2004).

     Colabora com o Atelier Mar em Cabo Verde na elaboração do Plano de Estudos para os cursos de Artes Visuais da Escola Internacional de Artes do Mindelo (2002 a 2004).
Visita Cabo Verde em Dezembro de 2003, ilhas de S.Vicente, Sº Antão e Boa Vista, com o objectivo de elaborar um projecto de investigação na área da actividade Cerâmica Olaria de Mulheres. Em Setembro de 2004 desloca-se às ilhas de Santiago e S. Vicente para completar o conhecimento no local desta actividade cerâmica e em 2005 viaja durante dois meses nas ilhas para compreender o território e estabelecer contactos com entidades governamentais.

     Desenvolve o Projecto Guardar Águas (2006 a 2007) Terra di Barro http://youtu.be/mp-J6cJrgwoReportagem http://youtu.be/I7X0HT_06uE), ao abrigo de uma licença sabática, investiga no campo da Etnocerâmica / Olaria de Mulheres na comunidade de Trás di Munti no Município do Tarrafal de Santiago em Cabo Verde, onde desenvolve ações de resgate da arte da olaria, organizando formação de jovens mulheres, divulgando o seu trabalho e promovendo participação em feiras no território, deslocando as Mestras oleiras a Portugal (2007/8), em  em ações de valorização da actividade de divulgação e de mediação.  Em 2009 funda o Centro de Artes e Ofícios onde coordena a actividades de investigação e cooperação para o desenvolvimento.

    Das participações em seminários e congressos salientam-se : Engendering acreative milieu Arts and local development in Montemor (Alentejo) (2005) 41st ISoCaRP International Congress BILBAO;  Da água, os potes (2009) ,Seminário sobre tecnologia cerâmica no Museu da Arte  pré-histórico e do Sagrado do vale do Tejo, Mação; Da arquitectura para a escultura a terra como uma busca de sentidos (2010), 6º atp seminário de arquitectura de terra em Portugal / 9º siacot seminário ibero-americano de construção e arquitectura com terra –  Coimbra;“Projecto Rio: Arte, Ciência e Património (2010) Semana de Arte Urbana Benfica,Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Fortaleza – IFCE; Uma escultura como interface para um espaço arqueológico (2011) (em pareceria com  a investigadora Rosana Tagliari Bortolin, Brasil), Congresso IUPPS  Florianopolis, Brasil.
Pesquisador Visitante na Universidade Estadual de São Paulo, UNESP, Brasil (2010) por convite da Investigadora Lalada Dauglish, onde  orientou o Seminário de Investigação Arte e Participação proferindo várias conferencias (Youtube: O uso da cerâmica hoje na criação), participou nas Atividades de Extensãovisitando a atividade cerâmica do Vale do Jequitinhonha onde visitou os centros oleiros de Santana do Araçuaí, Carai e em Minas Novas as comunidades de Coqueiro do Campo e Campo Alegre.
Publicações saliento os artigos : Reflexões em torno da criação e da acção:Alguns projectos da Associação Cultural Oficinas do Convento; Revista VEDUTA(Guimarães 2011)  Reabilitação de um Telheiro em Montemor-o-Novo; RevistaARTE TEORIA (Lisboa  2012).








3- Na Criação Artística, várias exposições individuais (desde 1992) salientam-se as Exposições Terrenos(1991), Galeria Municipal em Montemor-o-Novo; Moradas(1998) Casa das Artes/ Museu Jorge Vieira, Beja;   Espelhos (2000) Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea em Almada.
Das participações em exposições colectivas as Exposições: Contornos Cerâmicos (2003/4 Córdova, Lugo, Zaragoza e Vendrell); (E)vocações (Galeria de Exposições Temporárias Mosteiro de Alcobaça - Agosto de 2003 a Abril de 2004 ); A Shirek, from na Invisible Box (Meguro Museum of Art Tokio 2001); Escultura Cerâmica Ibérica Contemporánea (Junta da Galicia, 2007)  Escultura com Afectos (Armazém das Artes/ Fundação Cultural Alcobaça e Sociedade Nacional de Belas Artes Lisboa - 2007); Esculturas Leves ( Montemor-o-Novo, Fundão 2010) Laboratório Way out Instalação sem nome, (youtu.be; sem nome)(Hospital Júlio de Matos Lisboa- 2009) Cerâmica Hoje 5 Autores Portugueses(Museu Amadeu de Sousa Cardoso e em Saragoza no CERCO, 2011)
     No campo da Arte Pública destacam-se: Monumento Associativismo (1994, Almada /ver na internet); Monumento ao poder local democrático –Sítio (Almada, 2001); Homenagem ao Corticeiro (Rotunda da Mundet Montijo, 2004 ); Projecto“NOMES”, (comemoração do centenário da morte de Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha, 2005) e o Relevo Cerâmico para a Sala de audiências do Tribunal da Relação de Lisboa, e a Escultura para entrada do Tribunal de Arraiolos, (Ministério da Justiça, 1996).
Recebe os seguintes prémios: Menção Honrosa em Escultura de Interior na Bienal de Escultura e Desenho de Caldas da Rainha, 1991 e  em 1993, obteve o primeiro lugar no Concurso para o Monumento ao Associativismo Popularpromovido pela Câmara Municipal de Almada, inaugurado em 1994.
Apresenta a obra Anel II- Fóssil apresentado na Exposição de Escultura no Picadeiro dos Museus da Politécnica da Universidade de Lisboa (Janeiro de 2012). Novas peças a expor: Anel III, terracota, e o Anel IV, videograma, (Anel http://youtu.be/fPvr-cYRRUM; Processo Anel  http://youtu.be/rCVr1DpHRFg).



 VF/ Maio 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário